VOCÊ SABE O QUE É E PARA QUE SERVE UM SOC?

SOC LAndscape.png

A sigla SOC significa em português Centro de Operações de Segurança. É uma estrutura de gerenciamento de segurança da informação, baseada em recursos humanos, processuais e tecnológicos. Usualmente pode ser um serviço interno de uma empresa ou de várias ou ainda terceirizado.

O SOC é um ativo de suma importância dentro de uma organização, uma vez que dentre suas atribuições estão: prever, detectar e responder incidentes de segurança. De forma simples, essa estrutura atua monitorando regularmente os ativos de segurança de uma empresa, Firewall, IPs, antivírus, UTMs e ante – DDOS.

Como funciona o SOC?

Como mencionado anteriormente SOC é responsável pelo monitoramento contínuo dos ativos de segurança de TI de uma empresa, dessa forma sua atuação está baseada nas seguintes prerrogativas:

  • Prevenção de Ataques: aqui a equipe é responsável por manter softwares, hardwares e outras tecnologias atualizadas, além de fazerem avaliações de vulnerabilidades e rastrear aplicativos e programas não autorizados na rede.

  • Detecção de ameaças: através do uso de soluções de segurança o SOC é responsável por detectar tentativas de invasão à rede.

  • Resposta: após a detecção de brechas ou de invasões, a equipe precisa ter a capacidade de resposta rápida, para neutralizar ou pelo menos minimizar os efeitos decorrentes dos incidentes.

Segundo relatório nossa parceira Hewlett Packard Enterprise (HPE) cerca de 85% dos SOCs não possuem um nível de maturidade suficiente, o que deixa varias empresas vulneráveis. Mas então como seria um SOC eficiente?

Além da capacidade de desempenhar a prevenção, detecção e resposta, é necessário que após os ataques seja feita uma análise forense para se obter informações dos ativos que foram explorados e fazer as correções necessárias.

Uma solução eficaz é o uso do SIEM (Security Information and Event Management) dentro do SOC, aqui temos um artigo falando sobre esses benefícios.

A eficiência do SOC está relacionada às configurações utilizadas nos processos e como sua automação pode auxiliar a equipe de operadores a responderem prontamente às ameaças. Muitas empresas não conseguem fazer essa detecção a tempo e apenas percebem que sua rede foi invadida quando já é tarde demais e dados já foram expostos.

Por isso é importante ter as melhores soluções de segurança e uma equipe disponível e preparada para mitigar esses ataques. Por aqui implementamos recentemente o NTSec Security Center, um SOC equipado com tecnologias de ponta e profissionais altamente capacitados e certificados.

Gostaria de saber mais sobre as funções do SOC, como ele opera ou como implementar esse serviço na sua empresa? Entre em contato conosco através do email: [email protected] que ficaremos felizes em ajudá-lo.

Anterior
Anterior

Segurança em Redes Sem Fio

Próximo
Próximo

ZEROLOGON, UMA VULNERABILIDADE CRÍTICA DO WINDOWS