Uma década atrás, a Tenable foi pioneira no mercado de Gerenciamento de Vulnerabilidades de TI como criadores do Nessus®, atualmente a solução de avaliação de vulnerabilidades de TI mais usada do mundo. Tendo em vista o aumento da gravidade e da frequência dos ataques cibernéticos, que normalmente ocorrem devido à falta de higiene cibernética, avaliar dispositivos de TI em busca de problemas, nunca foi tão importante.

 

Mas estamos em uma nova era. A transformação digital abriu um mundo novo de nuvem, DevOps, mobilidade e IoT, onde tudo, incluindo contêineres, sistemas de conferência e redes elétricas, são dispositivos conectados e fazem parte da superfície moderna de ataque cibernético. Uma superfície de ataque que está em constante expansão e contração, como um organismo vivo, o que a torna extremamente difícil de proteger.

 

Assim como pioneiros no mercado de Gerenciamento de Vulnerabilidades de TI, a Tenable está novamente à frente da inovação nesta era para ajudar organizações de todos os tamanhos a repensar o modo como protegem a empresa digital moderna, como pioneiros do mercado de Cyber Exposure em ascensão.

Gerenciamento de Vulnerabilidades

Cinco etapas para o sucesso da segurança cibernética

Assuma o controle da base do seu programa de segurança cibernética com estas cinco etapas: descobrir, avaliar, priorizar, corrigir e calcular todos os ativos dos seus ambientes informatizados.

Um inventário completo de todos os ativos de hardware e software em todos os seus ambientes informatizados, incluindo TI, dispositivos móveis, nuvem e tecnologias operacionais, é a base do gerenciamento de vulnerabilidades. Você precisa conhecer todos os ativos na sua superfície de ataque para protegê-los adequadamente.

 

Saiba quais ativos são compatíveis com sistemas de negócios específicos.

Agrupe ativos por sistema de negócios para identificar ativos críticos e informar a avaliação e correção de vulnerabilidades. Você também pode agrupar ativos por tipo, geografia e outros critérios definidos pelo usuário.

 

Simplifique os processos de gerenciamento de ativos de TI.

A integração entre as plataformas Tenable e o seu banco de dados de gerenciamento de configurações de TI (CMDB) oferece um sistema de registro de primeira linha para os seus ativos. A plataforma da Tenable melhora a integridade dos dados do CMDB adicionando ativos identificados durante a fase “Descobrir” que podem ter sido previamente eliminados do CMDB. Os atributos de ativos no CMDB, como proprietário, administrador, localização e SLA do ativo, informarão as fases posteriores do gerenciamento de vulnerabilidades. Os dados avançados do CMDB facilitam os processos de gerenciamento de serviços de TI, incluindo gerenciamento de ativos e gerenciamento de mudanças.

Entenda a Cyber Exposure da sua superfície de ataque.

Identifique vulnerabilidades, configurações incorretas e outras deficiências nos ativos de TI tradicionais, transitórios, móveis, dinâmicos e de tecnologia operacional.

Patch de auditoria e mudanças de configuração.

Garanta que as vulnerabilidades e as configurações incorretas sejam corrigidas adequadamente.

 Informe o gerenciamento de incidentes.

Envie automaticamente informações de vulnerabilidades e configurações incorretas ao SIEM para enriquecer os dados do evento, ajudar a priorizar os eventos para investigação e informar as respostas.

Entenda as vulnerabilidades no contexto de risco da empresa e usar esses dados para priorizar os esforços.

Com uma abordagem baseada em riscos para o gerenciamento de vulnerabilidades, sua equipe de segurança pode se concentrar nas vulnerabilidades e nos ativos mais importantes para que você possa abordar o verdadeiro risco de negócio da organização, em vez de desperdiçar seu valioso tempo em vulnerabilidades que os invasores podem não explorar. Entendendo o contexto total de cada vulnerabilidade, incluindo a criticidade de ativos afetados e uma avaliação da atividade de ataque atual e provável/futura, você pode agir de forma decisiva para reduzir ao máximo o risco de negócio com o menor esforço.

A correção bem-sucedida de vulnerabilidades, configurações incorretas e outras deficiências reduz muito a probabilidade de ocorrer um evento cibernético que afete os negócios.

Mais eficiência operacional.

Concentre os recursos de correção nas vulnerabilidades com mais potencial de afetar a sua organização. Documente a vulnerabilidade, o motivo para ter alta prioridade e como ela pode ser corrigida.

Mais confiança.

Um processo de gerenciamento de vulnerabilidades de loop fechado garante que a correção seja realizada conforme o esperado. As verificações de correção validam se suas medidas de correção de vulnerabilidades nos alvos foram feitas com sucesso. Se uma verificação de correção não puder identificar uma vulnerabilidade em alvos previamente identificados, o sistema alterará o status das instâncias da vulnerabilidade para mitigadas.

Calcular, comunicar e comparar as principais métricas para compreender a eficácia de seu programa de segurança.

Acompanhe seu Cyber Exposure Score (CES), o tempo para avaliar e o tempo para corrigir, e compare essas métricas internamente e em relação a empresas do mesmo setor. Então, comunique esses resultados à sua equipe e aos principais interessados para aumentar a confiança no sucesso do seu programa.

 

Comunique o status para as partes interessadas.

A visualização de toda a superfície de ataque permite que todos, do analista ao executivo, entendam e comuniquem rapidamente a Cyber Exposure da sua organização.

Conte com dados completos e em tempo hábil.

Aumente a confiança em seu relatório baseado em riscos monitorando a integridade de seu programa de gerenciamento de vulnerabilidades baseado em riscos com métricas como frequência de verificação, profundidade de verificação, tempo para avaliar novas vulnerabilidades e tempo para corrigir.

Compare sua eficácia internamente.

Calcule a eficácia do seu programa de gerenciamento de vulnerabilidades baseado em riscos para permitir um diálogo claro entre os líderes técnicos e comerciais, com foco nas áreas de melhoria e investimentos.